Conheça as Vantagens
COMO FUNCIONA | Dúvidas Frequentes
O que é Crédito Educativo EDUCRED?
É um crédito Educativo parcial de 10% até 80% utilizado apenas nas mensalidades, que não ampara a 1ª parcela da semestralidade (Matrícula), e que o aluno somente iniciará o pagamento do credito obtido 30 dias após a conclusão ou cancelamento do curso. Podendo apresentar até três fiadores para compor a renda.
 
Novatos - 10% a 80% sem fiador*. 
Veteranos - 10% a 50% com fiador.

 Obs.: Conferir regulamento na aba de Downloads.

*Apresentar fiador no segundo ano (terceiro período)

Qual o prazo do benefício do crédito?

Corresponde à duração regular do curso, ou a partir de sua adesão. No entanto, o aluno deverá realizar semestralmente a renovação do crédito, formalizando o contrato de renovação e efetuando o pagamento da taxa administrativa. Podendo ser dilatado por um semestre, caso o aluno ao término do período regular ainda tenha disciplinas a cursar.

Quais as condições para o contrato ser aprovado?

Apresentar documentação completa informada em nosso site do aluno, grupo familiar e fiador;

  • Aluno e Fiador devem possuir o CPF regular junto à Receita Federal;
  • Comprovar renda mínima: a renda do Fiador/Avalista deve ser no mínimo 2x o valor da mensalidade escolhida;
  • O aluno menor de 18 anos deverá ter o pai, mãe ou representante legal como responsável financeiro;
  • Possuir um e-mail válido, e que esteja em uso;
  • Fiador não pode ter pendências cadastrais junto ao SPC e SERASA;
  • Fiador não pode ter mais de 75 anos;
  • O cônjuge do aluno não pode ser seu garantidor (Fiador/ Avalista).
Como e onde efetuar minha inscrição?

O aluno deverá se inscrever inicialmente em nosso site, após a resposta da solicitação que dura em média 05 (cinco dias) deverá abrir chamado de adesão ao Educred no Portal do Aluno, junto com a documentação necessária e ficha de inscrição.

 

Obs.: O resultado da solicitação de adesão deverá ser verificado através de e-mail, no portal do aluno.

Como saberei se meu crédito foi aprovado?

Após a abertura do chamado no Portal do Aluno, o aluno deverá acompanhar a resolução do chamado no e-mail, deverá verificar número do chamado da solicitação para consultar a aprovação ou não do Crédito Educativo EDUCRED.

 Obs: verificar a resposta do chamado e respeitar os prazos de pagamento da taxa e devolução do contrato. Caso a devolução do contrato seja realizada após o prazo da adesão a solicitação será cancelada para o semestre solicitado.

 

Quais os documentos necessários do Aluno e Fiador?

 

ALUNO

✓ Cópia da Carteira de Identidade - RG ou CNH;

✓ Cópia do CPF;

✓ Comprovante de Residência do candidato (Luz, Água ou Telefone), mês anterior à data da solicitação do crédito;

✓ Cópia Comprovante de Renda (Mês anterior à data da solicitação do crédito), caso não possua renda deverá ser apresentada a carteira de trabalho;

✓ Caso o aluno não possua renda será necessário a apresentação carteira de trabalho para comprovar que o mesmo não possui renda. (pág. Da foto o verso, pág. do contrato de trabalho);

✓ Cópia da RG e CPF do pai, mãe ou representante legal para aluno menor de 18 anos.

FIADOR

✓ Cópia do RG e CPF ;

✓ Comprovante de residência em nome do fiador recente;

✓ Cópia da certidão de nascimento, se não for casado;

✓ Cópia da certidão de casamento, divorcio;

✓ Cópia do RG e CPF do cônjuge, caso o fiador seja casado;

✓ Cópia comprovante de renda (renda mínima no valor da mensalidade;

✓ Se autônomo: necessita de um decore (autenticado e assinado) pelo contador;

✓ Cópia da última declaração do imposto de renda completo. Quaisquer outros documentos que a EDUCRED eventualmente julgar (em) necessários, serão solicitados.

Para os Casos:

✓ Profissional liberal ou autônomo, será necessária a apresentação do DECORE original, com selo do Conselho Regional de Contabilidade com declaração e assinatura do contador devidamente registrado no CRC (autenticado);

✓ Sócio de empresa, será necessário a apresentação do pró-labore autenticado em formulário específico e com CRC do contador, mas cópia do contrato social da empresa;

✓ Cópia da última Declaração do Imposto de Renda apresentada a Receita Federal completa. ATENÇÃO:

✓ Não será aceito como fiador cônjuge do aluno.

✓ O Aluno ou Fiador não poderá ser beneficiário de outro tipo de Crédito Educativo, Desconto ou Bolsas.

✓ Não serão consideradas cópias de documentos ilegíveis.  

O EDUCRED poderá ser renovado?

A Renovação do Crédito ocorrerá semestralmente, nos prazos informados pela Educred, após a efetivação do pagamento da taxa administrativa, equivalente a 3% do valor contratual, onde poderá ser dividido no cartão em até 3x SEM JUROS* e a devolução do contrato (assinado, apresentando documento de identificação com assinaturas compatíveis ou reconhecido firma em cartório).

Obs: verificar em nosso site ou ainda através de e-mail início e termino da renovação semestralmente.
 
*A depender do valor da taxa administrativa.

 

Quais os critérios para a minha renovação junto à EDUCRED?
  • Estar regular com o contrato de crédito educativo do semestre anterior (contrato assinado e taxa paga); 
  • Fiador não pode ter pendências cadastrais junto ao SPC e SERASA;
  • Fiador não pode ter mais de 75 anos.
  • Revalidação dos dados cadastrais do FIADOR, caso tenha ocorrido alguma alteração. (Observação: para a mudança de fiador, deverá ser entregue a documentação do novo fiador com antecedência);
  • Deverá estar adimplente com as mensalidades da IES.
Quais os casos em que terei de informar ao EDUCRED sobre alguma mudança no meu contrato?
  • Mudança do curso, turno ou instituição;
  • Inclusão ou Exclusão de cadeiras;
  • Redução do percentual do crédito;
  • Substituição do fiador;
  • Alteração do Estado Civil do ALUNO BENEFICIADO e/ou FIADOR;
  • Suspensão ou encerramento da utilização do Crédito.

Caso o ALUNO BENEFICIADO deseje alterar seus dados cadastrais deverá ser solicitado através de chamado. Esta solicitação deverá ser informada através de chamado: EDUCRED - ALTERAÇÃO CONTRATUAL.

É de suma importancia que essas informações sejam repassadas para a EDUCRED pois altera o valor contratado.

Pode o EDUCRED cancelar automaticamente o meu crédito educativo?

Sim, nos casos abaixo: 

  • Jubilamento, afastamento (abandono), trancamento e/ou desistência do curso;
  • Constatação, a qualquer tempo, de inveracidade de informações fornecidas pelo aluno;
  • Desrespeito das condições estabelecidas no presente regulamento e no contrato;
  • Transferência para outra Instituição de Ensino Superior, exceto para outra faculdade do GRUPO SER EDUCACIONAL (vide item 6.6)
  • Não entregar os documentos solicitados, a qualquer tempo, para EDUCRED;
  • A não realização da sua matrícula / re-matrícula na Instituição de Ensino no período determinado pela mesma;
  • A falta de pagamento pelo ALUNO BENEFICIADO, por dois meses consecutivos ou não, da parte que lhe incumbe da mensalidade do curso em que estiver matriculado, não objeto do CRÉDITO EDUCATIVO, ou de qualquer outro valor cobrado por IES em função do referido curso;
  • A falta de pronta comunicação ao EDUCRED pelo ALUNO BENEFICIADO ou FIADOR (ES) de quaisquer alterações nos seus dados cadastrais; não cumprimento dos prazos estipulados;

Em caso de trancamento, o ALUNO BENEFICIADO deverá comunicar formalmente ao EDUCRED o procedimento adotado através de chamado.

- Caso o aluno tenha suspendido o Educred por mais de 01 semestre, é passível de cancelamento e cobrança do crédito.
Quais os casos em que ocorre o encerramento da EDUCRED?
Nos casos abaixo: - A pedido do Aluno; - Prazo de suspenção excedido; - Adesão a outro crédito; - Por conclusão do Curso. O estudante poderá, a seu critério, encerrar seu financiamento a qualquer momento e sua opção terá validade no primeiro dia útil do mês seguinte à solicitação, os boletos serão encaminhados através de e-mail e serão parcelados na mesma quantidade de meses utilizados. Para isso, o estudante deve abrir o chamado de cancelamento, para formalizar o processo de encerramento do Crédito Educativo. Quando o próprio estudante requisitar o encerramento do financiamento, a amortização iniciará no primeiro mês após o encerramento. Obs.: para mais informações favor verificar o Regulamento de aluno Veteranos.
SOLICITAÇÕES - CHAMADOS EDUCRED

Os chamados listados abaixo são para uso dos alunos realizar os processos junto a EDUCRED e estão disponíveis no Portal do Aluno:

EDUCRED - Alteração Contratual

    EDUCRED - Cancelamento do Crédito

      EDUCRED - Suspenção do Crédito

        EDUCRED - Adesão ao Crédito

          EDUCRED - Renovação do crédito