Conheça as Vantagens
COMO FUNCIONA | Dúvidas Frequentes
O que é Crédito Educativo EDUCRED?
É um crédito Educativo parcial de 10% até 70% utilizado apenas nas mensalidades, que não ampara a 1ª parcela da semestralidade (Matrícula), e que o aluno somente iniciará o pagamento do credito obtido 30 dias após a conclusão ou cancelamento do curso, em parcelas e em prazos equivalentes ao tempo de utilização. Podendo apresentar até três fiadores para compor a renda.
 
Novatos - De 10% a 40% SEM FIADOR e de 40,01% até 70% com fiador.
Veteranos -  De 10% a 50% com fiador.

 Obs.: Conferir regulamento na aba de downloads.

Qual o prazo do benefício do crédito?

Corresponde à duração regular do curso, ou a partir de sua adesão. No entanto, o aluno deverá realizar semestralmente a renovação do crédito, formalizando contrato de renovaçção e efetuando o pagamento da taxa administrativa. Podendo ser dilatado por um semestre, caso o aluno ao término do período regular ainda tenha disciplinas a cursar.

Quais as condições para o contrato ser aprovado?
  • Apresentar documentação completa informada em nosso site do aluno, grupo familiar e fiador;
  • Renda do grupo familiar não poderá ultrapassar quatro salários minimos;
  • Indicar um Fiador/Avalista na pré-inscrição no site e inscrição na instituição. Atenção: O cônjuge do aluno não pode ser seu garantidor (Fiador/ Avalista);
  • Fiador não pode ter pendências cadastrais junto ao SPC e SERASA;
  • Fiador não pode ter mais de 65 anos;
  • Aluno e Fiador devem possuir o CPF regular junto à Receita Federal;
  • Comprovar renda mínima: a renda do Fiador/Avalista deve ser no mínimo  o valor da mensalidade escolhida. Ou seja, o aluno que escolher um curso de R$ 400,00 deverá comprovar uma renda de pelo menos R$ 400,00;
  • O aluno menor de 18 anos deverá ter o pai, mãe ou representante legal como responsável financeiro;
  • Possuir um e-mail válido, e que esteja em uso.
Como e onde efetuar minha inscrição?

O aluno deverá se inscrever através do preenchimento do formulário próprio, disponibilizado no site e levar no Atendimento CRA da sua Instituição de Ensino junto com a documentação necessária e realizar a abertura de um Chamado junto aos Atendentes.

 

Obs.: O resultado da solicitação de adesão deverá ser verificado através de email ou na própria instituição.

Como saberei se meu crédito foi aprovado?

Após a abertura do chamado no atendimento da instituição o aluno deverá acompanhar a resolusão do chamado através do portal do aluno, e-mail ou ainda no atendimento CRA, deverá verificar número do chamado da solicitação para consultar a aprovação ou não do Crédito Educativo EDUCRED.

 Obs: verificar a resposta do chamado e respeitar os prazos de pagamento da taxa e devolução do contrato. Caso a devolução do contrato seja realizada após o prazo da adesão a solicitação será cancelada para o semestre solicitado.

 

Quais os documentos necessários do Aluno e Fiador?

 

ALUNO E GRUPO FAMILIAR

✓ Cópia da Carteira de Identidade - RG ou CNH;

✓ Cópia do CPF;

✓ Comprovante de Residência do candidato (Luz, Água ou Telefone), mês anterior à data da solicitação do crédito;

✓ A renda do grupo familiar não poderá ultrapassar 4 salários mínimos, caso não possua renda deverá ser apresentada a carteira de trabalho;

✓ Cópia Comprovante de Renda (Mês anterior à data da solicitação do crédito), caso não possua renda deverá ser apresentada a carteira de trabalho;

✓ Caso o aluno não possua renda será necessário a apresentação carteira de trabalho para comprovar que o mesmo não possui renda. (pág. Da foto o verso, pág. do contrato de trabalho);

✓ Cópia da RG e CPF do pai, mãe ou representante legal para aluno menor de 18 anos.

FIADOR

✓ Cópia do RG e CPF ;

✓ Comprovante de residência em nome do fiador recente;

✓ Cópia da certidão de nascimento, se não for casado;

✓ Cópia da certidão de casamento, divorcio;

✓ Cópia do RG e CPF do cônjuge, caso o fiador seja casado;

✓ Cópia comprovante de renda (renda mínima no valor da mensalidade;

✓ Se autônomo: necessita de um decore (autenticado e assinado) pelo contador;

✓ Cópia da última declaração do imposto de renda completo. Quaisquer outros documentos que a EDUCRED eventualmente julgar (em) necessários, serão solicitados.

Para os Casos:

✓ Profissional liberal ou autônomo, será necessária a apresentação do DECORE original, com selo do Conselho Regional de Contabilidade com declaração e assinatura do contador devidamente registrado no CRC (autenticado);

✓ Sócio de empresa, será necessário a apresentação do pró-labore autenticado em formulário específico e com CRC do contador, mas cópia do contrato social da empresa;

✓ Cópia da última Declaração do Imposto de Renda apresentada a Receita Federal completa. ATENÇÃO:

✓ Não será aceito como fiador cônjuge do aluno.

✓ O Aluno ou Fiador não poderá ser beneficiário de outro tipo de Crédito Educativo, Desconto ou Bolsas.

✓ Não serão consideradas cópias de documentos ilegíveis.  

O EDUCRED poderá ser renovado?

A Renovação do Crédito ocorrerá semestralmente, nos prazos informados pela Educred, após a efetivação do pagamento da taxa administração, equivalente a 5% do valor contratual, onde poderá ser dividido no cartão em até 3x SEM JUROS e a devolução do contrato (assinado apresentando documento de identificação com assinaturas compatíveis ou reconhecido firma em cartório).

Obs: verificar em nosso site ou ainda através de e-mail início e termino da renovação semestralmente.

 

Quais os critérios para a minha renovação junto à EDUCRED?
  • Estar regular com o contrato de crédito educativo do semestre anterior (contrato assinado e taxa paga); 
  • Fiador não pode ter pendências cadastrais junto ao SPC e SERASA;
  • Fiador não ter mais de 65 anos.
  • Revalidação dos dados cadastrais do FIADOR caso tenha ocorrido alguma alteração. (Observação: para a mudança de fiador, deverá ser entregue a documentação do novo fiador com antecedência);
  • Deverá estar; adimplente com a TAXA DE ADMINISTRAÇÃO do Crédito Educativo do semestre anterior, devida à EDUCRED;
  • Deverá estar adimplente com as mensalidades da IES;
Como devo contratar o EDUCRED?

O aluno deverá fazer uma pré-inscrição no site do EDUCRED, após a pré-aprovação o aluno deverá comparecer à CRA da instituição com documentação dele, do grupo familiar e fiador (original e xerox) para abertura de chamado de analise de crédito, respeitando o prazo. 

Após o chamado ser analisado pela equipe do EDUCRED, sendo deferido, o aluno e fiador deveram assinar o contrato e pagar a taxa administrativa. Entregar na CRA contrato assinado e comprovante de taxa paga. 

Atenção: Todos as infomações acima tem prazos a cumprir.  

 

OBS: A realização da pré-inscirção não garanti a vaga do aluno nem caracteriza vinculo com a Educred.

Quais os casos em que terei de informar ao EDUCRED sobre alguma mudança no meu contrato?
  • Mudança do curso, turno ou instituição;
  • Inclusão ou Exclusão de cadeiras;
  • Redução do percentual do crédito;
  • Substituição do fiador;
  • Alteração do Estado Civil do ALUNO BENEFICIADO e/ou FIADOR;
  • Suspensão ou encerramento da utilização do Crédito.

Caso o ALUNO BENEFICIADO deseje alterar seus dados cadastrais deverá ser solicito através de chamado. Esta solicitação deverá ser informada através de chamado: EDUCRED - ALTERAÇÃO CONTRATUAL.

É de suma importancia que essas informações sejam repassadas para a EDUCRED pois altera o valor contratado.

Pode o EDUCRED cancelar automaticamente o meu crédito educativo?

Sim, nos casos abaixo: 

  • Jubilamento, afastamento (abandono), trancamento e/ou desistência do curso;
  • Constatação, a qualquer tempo, de inveracidade de informações fornecidas pelo aluno;
  • Desrespeito das condições estabelecidas no presente regulamento e no contrato;
  • Transferência para outra Instituição de Ensino Superior, exceto para outra faculdade do GRUPO SER EDUCACIONAL (vide item 6.6)
  • Não entrega de documentos solicitados, a qualquer tempo, para EDUCRED;
  • A não realização da sua matrícula / re-matrícula na Instituição de Ensino no período determinado pela mesma;
  • A falta de pagamento pelo ALUNO BENEFICIADO, por dois meses consecutivos ou não, da parte que lhe incumbe da mensalidade do curso em que estiver matriculado, não objeto do CRÉDITO EDUCATIVO, ou de qualquer outro valor cobrado por IES em função do referido curso;
  • A falta de pronta comunicação ao EDUCRED pelo ALUNO BENEFICIADO ou FIADOR (ES) de quaisquer alterações nos seus dados cadastrais; não cumprimento dos prazos estipulados;

Em caso de trancamento, o ALUNO BENEFICIADO deverá comunicar formalmente ao EDUCRED o procedimento adotado através de chamado.

Quais os casos em que ocorre o encerramento da EDUCRED?

Nos três casos abaixo: 

  • A pedido do Aluno;
  • Prazo de suspenção excedido;
  • Por conclusão do Curso.

O estudante poderá, a seu critério, encerrar seu financiamento a qualquer momento e sua opção terá validade no primeiro dia útil do mês seguinte à solicitação, os boletos serão encaminhados através de e-mail e serão parcelados na mesma quantidade de meses utilizados. Para isso, o estudante deve dirigir-se ao CRA , para formalizar o processo de encerramento do Crédito Educativo através da abertura de chamado. Quando o próprio estudante requisitar o encerramento do financiamento, a amortização iniciará no primeiro mês após o encerramento.

SOLICITAÇÕES - CHAMADOS EDUCRED

Os chamados listados abaixo são para uso dos alunos realizar processos juntos a EDUCRED:

EDUCRED - Alteração Contratual

  • Aberturar do chamado através do atendimento CRA ou ainda portal do aluno;
  • Deverá ser utilizado nos casos em que o aluno realiza alguma alteração acadêmica onde o valor da sua mensalidade irá ser alterado;
  • Mudança de curso, turno, instituição, inclusão/exclusão de disciplinas e transferência de Instituição;
  • Não é necessário anexar documentação.

EDUCRED - Troca de Fiador

  • Aberturar do chamado através do atendimento CRA ou ainda portal do aluno;
  • Será necessário anexar ficha de inscrição preenchida e documentações do NOVO fiador.

EDUCRED - Cancelamento do Crédito

  • Abertura do chamado através do atendimento CRA;
  • Será necessário informar o motivo do cancelamento.

EDUCRED - Suspenção do Crédito

  • Aberturar do chamado através do atendimento CRA;
  • Suspensão do crédito quando o aluno deseja não utilizar o rédito, lembrando que só poderá ser realizado uma única vez.

EDUCRED - Solicitação de Análise de Crédito

  • Aberturar do chamado através do atendimento CRA;
  • Deverá ser anexa documentação do aluno e fiador (quando necessário) e ficha de inscrição (disponível em nosso site na aba "Downloads").

EDUCRED - Renovação do crédito

  • Aberturar do chamado através do atendimento CRA;
  • Chamados para alunos VETERANOS;
  • Devolução do contrato físico no atendimento;
  • Deverá ser anexo ao chamado o contrato escaneado, devidamente assinado.

EDUCRED - Devolução de Contrato

  • Devolução do contrato dos alunos que realizaram ADESÃO ao crédito;
  • Aberturar do chamado através do atendimento CRA;