Conheça as Vantagens
COMO FUNCIONA | Dúvidas Frequentes
O que é Crédito Educativo EDUCRED?

É um crédito educativo parcial até 50% do valor da mensalidade, não amparando a 1ª parcela da semestralidade (Matrícula), com início de pagamento 30 dias após a conclusão ou cancelamento do curso. Podendo apresentar até três fiadores para compor a renda mínima do Fiador/Avalista.

 Obs.: percentuais oferecido acima de 50% verificar o regulamento disponível na aba "downloads" pois trata-se de campanhas que disponibilzamos por semestre.

Qual o prazo do benefício do crédito?

Corresponde à duração regular do curso, ou a partir de sua adesão. No entanto, o aluno deverá realizar semestralmente a renovação do crédito, formalizando contrato de renovaçção e efetuando o pgamento da taxa administrativa. Podendo ser dilatado por até dois semestres, caso o aluno ao término do período regular ainda tenha disciplinas a cursar.

Quais as condições para o contrato ser aprovado?
  • Apresentar documentação completa informada em nosso site do aluno, grupo familiar e fiador;
  • Renda do grupo familiar não poderá ultrapassar quatro salários minimos;
  • Indicar um Fiador/Avalista na pré-inscrição no site e inscrição na instituição. Atenção: Seu cônguge não pode ser  o seu garantidor (Fiador/ Avalista), nem o próprio aluno;
  • Fiador não pode ter pendências cadastrais junto ao SPC e SERASA;
  • Fiador não pode ter mais de 65 anos;
  • Aluno e Fiador devem possuir o CPF regular junto à Receita Federal;
  • Comprovar renda mínima: a renda do Fiador/Avalista deve ser no mínimo 2 (duas) vezes o valor da mensalidade escolhida. Ou seja, o aluno que escolher um curso de R$ 400,00 deverá comprovar uma renda de pelo menos R$ 800,00;
  • O aluno menor de 18 anos deverá ter o pai, mãe ou representante legal como responsável financeiro;
  • Possuir um e-mail válido, e que esteja em uso.
Como e onde efetuar minha inscrição?

O aluno deverá se inscrever através do preenchimento do formulário próprio, disponibilizado no site e levar no Atendimento CRA da sua Instituição de Ensino junto com a documentação necessária e realizar a abertura de um Chamado junto aos Atendentes.

 

Obs.: O resultado da solicitação de adesão deverá ser verificado através do email ou na própria instituição.

Como saberei se meu crédito foi aprovado?

Após a abertura do chamado no atendimento da instituição o aluno deverá acompanhar a resolusão do chamado através do portal do aluno, e-mail ou ainda no atendimento CRA, deverá verificar número do chamado da a solicitação para consultar a aprovação ou não do Crédito Educativo Educred.

 Obs: verificar a resposta do chamado e respeitar os prazos de pagamento da taxa e devolução do contrato. Caso a devolução do contrato seja realizada após o prazo da adesão a solicitação será cancelada para o semestre solicitado.

 

Quais os documentos necessários do Aluno e Fiador?

Aluno:

  • Cópia da Carteira de Identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Comprovante de Residência do candidato (Luz, Água ou Telefone) - mês anterior à data da solicitação do crédito;
  • Cópia do Comprovante de Renda (Mês anterior à data da solicitação do crédito); 
  • Carteira de trabalho (página da foto e o verso e as páginas dos contratos), se for maior de 18 anos;
  • Cópia da RG e CPF do pai, mãe ou representante legal para aluno menor de 18 anos (apenas do aluno).

 

Fiador:

  • Cópia da Carteira de Identidade - RG;
  • Cópia do CPF;
  • Comprovante de Residência do candidato (Luz, Água ou Telefone) - Mês anterior à data da solicitação do crédito.
  • Cópia da Certidão de Nascimento, caso o fiador não seja casado;
  • Cópia da Certidão de casamento ou Declaração de União Estável. Sendo Divorciado (a), Certidão de Casamento com averbação do Divórcio, sendo viúvo (a), apresentar Certidão de Óbito;
  • Cópia do CPF e RG do Cônjuge, caso o fiador seja casado;
  • Cópia Comprovante de Renda Atual (Renda mínima 2 (duas) vezes o valor da mensalidade)

         – Para os Casos:

  • Profissional liberal ou autônomo, será necessária a apresentação do DECORE original, com selo do Conselho Regional de Contabilidade com declaração e assinatura do contador devidamente registrado no CRC (autenticado);
  • Sócio de empresa, será necessário a apresentação do pró-labore autenticado em formulário específico e com CRC do contador, mas cópia do contrato social da empresa.
  • Cópia da última Declaração do Imposto de Renda apresentada a Receita Federal completa.

Atenção! Não será aceito:

  • Aluno e Cônjuge dos alunos (com exceção de quanto tiver campanhas onde o mesmo estiver liberado);
  • O Fiador não poderá ter restrições cadastrais (SPC e/ou SERASA);
  • O Aluno não poderá ser beneficiário de outro tipo de Crédito Educativo, bolsa ou desconto;
  • Não serão consideradas cópias de documentos ilegíveis.
  • Fiadores maiores de 65 anos.
O EDUCRED poderá ser renovado?

A Renovação do Crédito ocorrerá semestralmente, nos prazos informados pela Educred, após a efetivação do pagamento da taxa administração, equivalente a 5% do valor contratual, onde poderá ser dividido no cartão (hiper, visa e master) em até 3x e devolução do contrato (assinado apresentando documento de identificação com assinaturas compatíveis ou reconhecido firma em cartório).

Obs: verificar em nosso site ou ainda através de e-mail início e termino da renovação semestralmente.

 

Quais os critérios para a minha renovação junto à EDUCRED?
  • Estar regular com o contrato de crédito educativo do semestre anterior (contrato assinado e taxa paga); 
  • Fiador não pode ter pendências cadastrais junto ao SPC e SERASA;
  • Fiador não ter mais de 65 anos.
  • Revalidação dos dados cadastrais do FIADOR caso tenha ocorrido alguma alteração. (Observação: para a mudança de fiador, deverá ser entregue a documentação do novo fiador com antecedência);
  • Deverá estar; adimplente com a TAXA DE ADMINISTRAÇÃO do Crédito Educativo do semestre anterior, devida à EDUCRED;
  • Deverá estar adimplente com as mensalidades da IES;
Como devo contratar o EDUCRED?

O ALUNO BENEFICIADO, deverá comparecer ao atendimento CRA da Instituição de Ensino, no prazo estabelecido em contato através do e-mail e/ou chamado. 

 

A realização da pré-inscirção não garanti a vaga do aluno nem caracteriza vinculo com a Educred.

Quais os casos em que terei de informar ao EDUCRED sobre alguma mudança no meu contrato?
  • Mudança do curso, turno ou instituição;
  • Inclusão ou Exclusão de cadeiras;
  • Redução do percentual do crédito;
  • Substituição do fiador;
  • Alteração do Estado Civil do ALUNO BENEFICIADO e/ou FIADOR;
  • Suspensão ou encerramento da utilização do Crédito.

Caso o ALUNO BENEFICIADO deseje alterar seus dados cadastrais deverá ser solicito através de chamado. Esta solicitação deverá ser informada através de chamado: EDUCRED - ALTERAÇÃO CONTRATUAL.

É de suma importancia que essas informações sejam repassadas para a Educred pois altera o valor contratado.

Pode o EDUCRED cancelar automaticamente o meu crédito educativo?
  • Jubilamento, afastamento (abandono), trancamento e/ou desistência do curso;
  • Constatação, a qualquer tempo, de inveracidade de informações fornecidas pelo aluno;
  • Desrespeito das condições estabelecidas no presente regulamento e no contrato;
  • Transferência para outra Instituição de Ensino Superior, exceto para outra faculdade do GRUPO SER EDUCACIONAL (vide item 6.6)
  • Não entrega de documentos solicitados, a qualquer tempo, para EDUCRED;
  • A não realização da sua matrícula / re-matrícula na Instituição de Ensino no período determinado pela mesma;
  • A falta de pagamento pelo ALUNO BENEFICIADO, por dois meses consecutivos ou não, da parte que lhe incumbe da mensalidade do curso em que estiver matriculado, não objeto do CRÉDITO EDUCATIVO, ou de qualquer outro valor cobrado por IES em função do referido curso;
  • A falta de pronta comunicação ao EDUCRED pelo ALUNO BENEFICIADO ou FIADOR (ES) de quaisquer alterações nos seus dados cadastrais; não cumprimento dos prazos estipulados;

Em caso de trancamento, o ALUNO BENEFICIADO deverá comunicar formalmente ao EDUCRED o procedimento adotado através de chamado.

Quais os casos em que ocorre o encerramento da EDUCRED?
  • A pedido do Aluno;
  • Prazo de suspenção excedido;
  • Por conclusão do Curso.

O estudante poderá, a seu critério, encerrar seu financiamento a qualquer momento e sua opção terá validade no primeiro dia útil do mês seguinte à solicitação. Para isso, o estudante deve dirigir-se ao CRA , para formalizar o processo de encerramento do Crédito Educativo através da abertura de chamado. Quando o próprio estudante requisitar o encerramento do financiamento, a amortização iniciará no primeiro mês após o encerramento.

SOLICITAÇÕES - CHAMADOS EDUCRED

Os chamados listados abaixo são para uso dos alunos para realizar processos juntos a Educred:

Educred - Alteração Contratual

  • Aberturar do chamado através do atendimento CRA ou ainda portal do aluno;
  • Deverá ser utilizado nos casos em que o aluno realiza alguma alteração acadêmica onde o valor da sua mensalidade irá ser alterado;
  • Mudança de curso, turno, instituição, inclusão/exclusão de disciplinas e transferência de Instituição;
  • Não é necessário anexar documentação.

Educred - Troca de Fiador

  • Aberturar do chamado através do atendimento CRA ou ainda portal do aluno;
  • Será necessário anexar ficha de inscrição preenchida e documentações do NOVO fiador.

Educred - Cancelamento do Crédito

  • Abertura do chamado através do atendimento CRA;
  • Será necessário informar o motivo do cancelamento.

Educred - Suspenção do Crédito

  • Aberturar do chamado através do atendimento CRA;
  • Suspensão do crédito quando o aluno deseja não utilizar o rédito, lembrando que só poderá ser realizado uma única vez.

Educred - Solicitação de Análise de Crédito

  • Aberturar do chamado através do atendimento CRA;
  • Deverá ser anexa documentação do aluno e fiador (quando necessário) e ficha de inscrição (disponível em nosso site na aba "Downloads").

Educred - Renovação do crédito

  • Aberturar do chamado através do atendimento CRA;
  • Chamados para alunos VETERANOS;
  • Devolução do contrato físico no atendimento;
  • Deverá ser anexo ao chamado o contrato escaneado, devidamente assinado.

Educred - Devolução de Contrato

  • Devolução do contrato dos alunos que realizaram ADESÃO ao crédito;
  • Aberturar do chamado através do atendimento CRA;